O custo médio de um inventário é de 10% a 20% do valor da herança.
O inventário é um processo legal necessário para a transferência dos bens de uma pessoa falecida aos seus herdeiros. É um processo complexo e burocrático que pode variar de acordo com o valor do patrimônio o número de herdeiros e a modalidade escolhida (judicial ou extrajudicial).
Os custos envolvidos no inventário são divididos em três categorias:
- Judiciais ou extrajudiciais: São cobradas pelo Tribunal de Justiça do Estado em que o inventário será realizado. O valor varia de acordo com o patrimônio e o número de herdeiros.
- Honorários advocatícios: São cobrados pelo advogado que irá representar os herdeiros no procedimento de inventário. O valor dos honorários advocatícios varia de acordo com a complexidade do caso modalidade escolhida e a experiência do advogado.
- Outros custos: Podem incluir despesas com novo processo com cartórios avaliação de bens publicações legais etc.
É importante ressaltar que os atos da vida civil em geral são onerosos e não gratuitos. Isso se deve ao fato de que eles envolvem a atuação de profissionais qualificados como juízes advogados tabeliães registradores etc.
Todavia nenhum herdeiro arcará com as despesas do inventário utilizando seu próprio dinheiro pois quando houver bens a partilhar todas as despesas serão suportadas pela herança.
Assim é importante que os herdeiros busquem orientação de um advogado especialista de sua confiança para obter uma informação mais precisa dos custos envolvidos no caso concreto quando e como pagar as despesas necessárias para a efetivação do inventário. Nós podemos te auxiliar. Entre em contato!